quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Núcleo de Estudos Foucaultiano: Incentivando a Pesquisa e o Debate na Universidade




Núcleo de Estudos Foucaultiano © Gênesis Naum de Farias

Poeta Bruxulesco® - Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. São Raimundo Nonato/PI/Brasil.

E-mail: nucleofoucaultiano@gmail.com



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Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Palavras-Chave: Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; Subjetivação; Identidade; Tecnologias de Si.
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Introdução



A prática docente tem levantado muitas inquietações quando o fazer pedagógico clama por mais reflexões. A proposta deste Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas tem por objetivo a compreensão da obra do filósofo Michel Foucault com vistas ao aprimoramento do espaço do debate na Universidade, tendo como referencial os pressupostos teóricos empreendidos pelo contexto que envolve os processos de desterritorialização em sua dinâmica de pluralidade junto à pesquisa educacional e a formação dos estudantes das Licenciaturas nos Campis da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, de modo a entender e fortalecer as estratégias de ensino-aprendizagem com vistas a uma melhor compreensão dos sentidos da Educação na Contemporaneidade.

Por isso há sempre mais uma necessidade corrente de se discutir e repensar a formação como um processo de subjetividade, que transita historicamente pelos espaços simbólicos da construção do conhecimento, onde se percebe a indispensável necessidade na compreensão de temas relevantes à própria formação acadêmica quando da relevância de questões outras relacionadas a problemática da Educação e sua relação com as práticas pedagógicas na sociedade, fazendo-se urgente elaborar diretrizes de ação, pesquisa e reflexão, para fortalecer o objeto de estudos pelas indagações que surgem no campo da pesquisa educacional para estreitar a relação direta existente no fazer pedagógico, dentro e fora da escola, postulando a aquisição de novos saberes que sirvam para ampliar a relação entre teoria e prática.

O objetivo deste trabalho de extensão universitária é privilegiar a aquisição de mais saberes, vinculando-os às realidades sociais, tentando reconhecer nos conteúdos tramados pelo objeto dos encontros e dos debates a serem estudados o foco que auxilie uma maior adequação nos espaços formativos de uma formação crítica, levando a comunidade acadêmica à compreensão da realidade. Pretende-se com este Núcleo de Estudos, fomentar discussões, investigar as problemáticas diversas que compõem o meio educacional; estudar a diversidade cultural, analisar os componentes sociais e escrever novos cenários para a questão da pesquisa educacional. Com este horizonte conceitual o Núcleo de Estudos Foucaultiano tem se debruçado sobre o universo do filósofo Michel Foucault e sua importância para o contexto global resguardada pela influência dominante do controle e da vigilância no pensamento institucional na contemporaneidade, onde se insere a sociedade do conhecimento e os indivíduos que a ela recorre para aprimorar a territorialidade cultural através dos diversos serviços estendidos ao homem como ferramenta de poder.

Assim sendo, considera-se de maior relevância a leitura em grupo, a discussão de temáticas e a criação de fóruns permanentes de reflexões ligadas à área educacional, tendo o pensamento de Michel Foucault como elemento de contextualização. Neste contexto é pensado um evento semestral, com eixos definidos pelas questões de pesquisa que se colocam no cenário educacional, que se denomina Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade ─; evento este ligado aos anseios do Núcleo de Estudos que ganha outros significados cotidianamente diante das necessidades de uma Formação que leve os estudantes a uma inserção mais ampla e que atenda a um sentido de continuidade através dos meios que propagam os saberes acadêmicos entre os estudantes e os profissionais da área da Educação.

Estes eventos, de cunho científico, se propagaram como um espaço de fomento reflexivo ligado às problemáticas mais urgentes na Educação da Região onde está situada a cidade São Raimundo Nonato (PI), vindo a atender as novas diretrizes compostas de ações como Pesquisa, Ensino e Extensão, tendo como objeto de indagações às questões multiculturais e as novas formas de se produzir conhecimento, dentro e fora da Universidade, postulando à aquisição de novos conceitos.

 O intuito quer privilegiar a aquisição dos vários saberes, e de um saber vinculado às realidades científicas através dos diversos olhares de propagação dos saberes da ciência educacional, tentando reconhecer nos conteúdos da Formação Contextualizada o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade. Pretende-se com isto, organizar discussões que atendam as problemáticas investigativas nas diversas áreas do conhecimento onde se colocam os diversos contextos que compõem o meio científico; bem como estudar a diversidade cultural, analisar os componentes sociais e escrever novos cenários para a questão da pesquisa de campo, como metodologia.



A PROBLEMÁTICA


A realização deste Núcleo de Estudos segue a premissa de que a realidade tem que ser investigada constantemente, visando percorrer os caminhos que levam a emancipação do pensamento humano como verdadeira transformação dos espaços onde ele esta inserido, quer seja no ambiente escolar, acadêmico, quer seja no seio da sociedade em espaços não-formais de Educação.     Valendo-se do contínuo estudo metodológico, será preciso trabalhar o campo simbólico da educação como um território de possibilidades, onde a investigação científica produz novas aprendizagens. Nestas condições, a pesquisa e o debate são as ferramentas de estudos para que os sujeitos (professor, aluno e pesquisadores) viabilizem as relações intersubjetivas para melhor efetuar os objetivos do conhecimento a ser investigado, destinando-se a realizar-se pelos membros do núcleo.



CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS


            Para se obter resultados satisfatórios, procura-se na congruência do ensino e da pesquisa em sala de aula desenvolver uma metodologia dialogada tendo como eixo central os enfoques que trazem questões que envolvem a realidade educacional em permanente diálogo, com o objetivo de intensificar a formação e ampliar a noção coletiva da cultura escolar e da leitura no âmbito acadêmico, onde se insere a problemática.          A metodologia empregada compreende os saberes docentes para melhor trabalhar a realidade educacional. A pesquisa-participante tem garantindo a inserção de estudantes, professores e pesquisadores no universo da leitura dirigida e dos debates com o intuito de uma produção crítica, com vistas para o aprimoramento cultural e social da comunidade acadêmica na Universidade Estadual do Piauí - UESPI - Campus Ariston Dias Lima em São Raimundo Nonato/PI.

 As temáticas mais urgentes também são alvo da proposta pensada por estudantes e pesquisadores, tais como: Indústria Cultural; Política Cultural; Pensamento Complexo; Teoria e Prática em Educação; Perspectivas Filosóficas na Educação; Epistemologias da Educação; Campos Estruturais da Pesquisa; O Lugar da Pesquisa; Os Sujeitos da Pesquisa; Sistematização e Análise; Observações de Campo e Estudo Dirigidos das Obras de Michel Foucault.



REFERENCIAL TEÓRICO


            O Núcleo de Estudos em questão pretende se debruçar sobre o pensamento multicultural do filósofo Michel Foucault por entender que os processos de formalização dos conceitos passam pela construção dos saberes, evidenciando-se a utilização do poder formalizador da prática da investigação epistematológica como ação de ressignificação do fazer pedagógico.

            Este núcleo de estudos e pesquisa aplicada esta filiado à concepção intersubjetiva do campo simbólico da educação onde se insere questões de conhecimento e produção de saberes atendendo ao olhar das epistemes que trabalham com as ideias do intervencionismo simbólico, derivando da invenção do cotidiano como elemento formador de opinião. A intenção inicial é, portanto, filiar-se ao movimento de ressignificação crescente ao campo das abordagens qualitativas de investigação da realidade.

            O exposto implica uma pergunta necessária: O que significa estudar os sentidos da educação contemporânea se é na escola que estão alocados quase todas as enfermidades porque passa a sociedade? As experiências de leitura de mundo acerca da Educação não podem se fechar nos conceitos do formal, informal, não-formal. Ao se ampliar esses contextos curriculares é possível perceber a relevância entre o que se concebe como espaço e a subjetividade que emana dele nas propostas de integração curricular, pois o que se considera silenciosamente como espaço de subjetividade é o elemento que amplia os procedimentos que alinham concepções e disposições físicas e arquitetônicas no espaço escolar. (VIÑAO; ESCOLANO, 2001).

Este espaço de múltiplas relações tem de ser analisado como um constructo cultural que expressa e reflete, para além de sua materialidade, determinados discursos. No quadro das modernas teorias da percepção, o espaço-escola é, além disso, um mediador cultural em relação à gênese e formação dos primeiros esquemas cognitivos e motores, ou seja, um elemento significativo do currículo, uma fonte de experiências e aprendizagem. Mais ainda, a arquitetura escolar pode ser considerada, inclusive, como uma forma silenciosa de ensino. (VIÑAO; ESCOLANO, 2001).

Zygmunt Bauman vai dizer que só há possibilidade de um novo mundo no próprio homem. O Sociólogo afirma que “É preciso acreditar no potencial humano para que um outro mundo seja possível”. (BAUMAN, 2009. p.14).

O mesmo Bauman sentencia:



Em tempos líquidos para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira, é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o mundo não esta funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial humano à altura da tarefa de reformar o mundo... (2009, p.15).



Nesse sentido, Edgar Morin vai propor que os erros mentais sejam também percebidos como erros intelectuais, pois tudo ou quase tudo deve proceder pelas incertezas históricas. Estas dão relevância às cegueiras do conhecimento e apresentam outras realidades simbólicas. (MORIN, 2001).

A relação das coisas com os espaços e, isto, relacionado com os problemas do ser humano em sua condição existencial, em si, já aparece como um processo de subjetivação e, portanto, de aprendizagens metacognitivas. O elemento arquitetônico, por exemplo, é um elemento participante do processo educativo, e isto reflete no educador quando não consegue perceber esse contexto como um importante fator de subjetividade.

Na afirmação de Guatarri:



O alcance dos espaços construídos vai então bem além de suas estruturas visíveis e funcionais são essencialmente máquinas, máquinas de sentido, de sensação, máquinas abstratas (...), máquinas portadoras de universos incorporais que não são, todavia, universais, mas que podem trabalhar tanto no sentido de um esmagamento uniformizador quando no de uma re-singularização libertadora da subjetividade individual e coletiva. (2000, p.158).



Tendo em vista que um dos aspectos que caracteriza a subjetividade é sua relação com o instituído, Certeau (1995) problematiza essa relação, ao afirmar que as instituições têm-se mostrado incapazes de abrigar grupos que se permitem certas singularidades. Segundo este autor, a ocupação e a expulsão dessas iniciativas para o território da marginalização atestam, enfim, “um apagamento histórico da diversidade no cotidiano, pois: Em si mesmas, as instituições obedecem ao duplo jogo: se sua fachada é de organismos públicos, o poder que nelas reside sufoca os que não se articulam de forma intelectual... (CERTEAU, 1995. p.25).



CONSIDERAÇÕES FINAIS


            Durante o desenvolvimento dos trabalhos em equipe, pretende-se obter resultados que satisfaça as questões de pesquisa que surgirem em relação aos objetivos propostos, buscando o aprimoramento dos aspectos metodológicos vivenciados pela cultura educacional, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do hiper-texto da realidade educacional, através do pensamento do filósofo francês, Michel Foucault. Por isso é extremamente urgente trabalhar as dimensões pedagógicas das fronteiras que se impõe ao discurso educacional; quer sejam elas propostas pelos saberes pedagógicos em sua dimensão transversal.



REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS



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