quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Núcleo de Estudos Foucaultiano: Dialogando com a Diversidade através da Contemporaneidade.



Núcleo de Estudos Foucaultiano © Gênesis Naum de Farias
Poeta Bruxulesco® - Professor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. São Raimundo Nonato/PI/Brasil.


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Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Palavras-Chave: Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; Subjetivação; Identidade; Tecnologias de Si.
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Aconteceu no Campus Ariston Dias Lima – Campus situado na Região Sudeste do Piauí, localizado na cidade São Raimundo Nonato entre os dias 16 de Setembro e 26 de Outubro, o VI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade, organizado pelo Núcleo de Estudos Foucaultiano. O evento contou com um ciclo intenso de palestras tendo como eixo temático central A Formação de Professores e os Desafios e Proposições para a Pesquisa Local. No ensejo, aconteceram dois Mini-cursos, o primeiro intitulado O Elo Perdido: Um Olhar Antropológico Sob a Perspectiva da Cultura Ocidental ministrado pelo Prof. Drº Guilherme Medeiros, e o segundo intitulado A Didática do Ensino Superior no Contexto do Professor Pesquisador ministrado pelo Prof. Esp. Gênesis Naum de Farias.
As exposições científicas como comunicação aconteceram em duas modalidades, porém com temáticas transversalizadas para atender as perspectivas do currículo crítico com vistas também a celebrar as reflexões sobre a produção cultural e científica na Centenária São Raimundo Nonato. O enfoque gerador se ordenou pela necessidade de organização de uma ampla troca de ideias sobre a pesquisa local, o ensino e a extensão universitária como desafios para a Formação de Professores, pois pretendia celebrar o papel exercido pelos pesquisadores locais no fomento de outras modificações na estética cultural─; ainda sob as comemorações do Centenário de emancipação da cidade de São Raimundo Nonato. As exposições tiveram como norte os trabalhos de Doutoramento de parte dos pesquisadores convidados, que abrilhantaram o evento refletindo e deixando contribuições no âmbito das políticas de Educação para direcionar os desafios e as proposições para a pesquisa local, tendo em vista a própria produção científica produzida no âmbito local.
As atividades desenvolvidas propunham a consolidação tanto do Núcleo de Estudos Foucaultiano quando do evento cultural e científico que celebra a pesquisa na Universidade: Encontros de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade. A proposta se desdobrou em intensos momentos de encontros entre pesquisadores e estudantes, tendo o debate como proposição de novas ideias para ampliar e fomentar novas abordagens para o ensino, a pesquisa e a extensão na própria Universidade.
As Palestras e Mini-cursos se desenvolveram em torno de questões que englobava as problemáticas da formação universitária em três dimensões, especificamente, se debruçando sobre as problemáticas da Formação para a Pesquisa Local. As temáticas foram diversas e se desenrolaram pensando as principais questões que afligem o processo formativo; tais como: Ensino, Pesquisa e Extensão na Contemporaneidade; Universidade, Currículo e Transformação – Um Olhar sobre os desdobramentos Culturais na Era Pós-Industrial; A Universidade e a Pesquisa: Desafios Propositivos; A Formação de Professores e os Desafios e Proposições para a Pesquisa Local; As Tendências e as Perspectivas para o Ensino Superior.
Com este horizonte conceitual, o Núcleo de Estudos Foucaultiano pretendeu qualificar estudantes e professores, para se debruçarem sobre o universo da pesquisa e suas multireferencialidades, tendo como norte a importância da Extensão Universitária para o contexto local resguardada pela influência dominante do pensamento moderno através dos serviços estendidos pela Educação Formal como ferramenta de poder e de transformação social.
Ciente de que a maioria dos estudantes precisa pensar as Práticas de Pesquisa e Extensão pelo viés da qualificação para ampliar a relação de pertencimento profissional entre Licenciaturas, na condição de professores, nas diversas modalidades de ensino, o referido Núcleo tem procurado contribuir de forma significativa com a formação pedagógica dos graduandos, propiciando oportunidades para o debate das questões peculiares à atividade docente, fundamentalmente no ensino básico, de forma a aproximar ensino e pesquisa pela extensão universitária, sendo este o grande ponto de reflexão para fazer outros agentes de mudança se posicionar diante das questões que aparecem no cenário da Formação com o sentido lato da continuidade.
Enfim, a proposta se desenvolveu objetivando ressignificar e qualificar a formação dos discentes dos cursos desta IES para a ampliação dos diversos olhares práticos da Licenciatura e do desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão como elementos transformadores da realidade escolar, tendo como parâmetro a habilitação e o pleno desenvolvimento das competências dos futuros professores.
Outro fator importante nas relações interinstitucionais do Núcleo de Estudos Foucaultiano através dos Encontros de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade é a parceria que se firmou e tem se consolidado entre as Instituições de Ensino Superior do Território de Desenvolvimento Econômico Serra da Capivara, quando ambas estreitam laços entre comunidades acadêmicas para fortalecer a pesquisa através do trabalho conjunto entre professores e pesquisadores, focados no diálogo cultural para ampliar atividades conjuntas, buscando estreitar os desafios da pesquisa na Universidade, buscando o fomento do desenvolvimento local. As instituições se denominam parceiras porque entendem o esforço de compreender a realidade com foco da transformação.
Assim sendo, as atividades se desenvolveram no âmbito da criação de um calendário específico de Encontros de Professores Pesquisadores para pensar a pesquisa educacional no âmbito local, propondo discussões que viessem refletir novas práticas de ensino, pesquisa e metodologia, colocadas pela transposição didática de determinados temas pedagógicos presentes na sala de aula, através dos diversos procedimentos metodológicos que aproxime professores da graduação e pesquisadores da pós-graduação através do uso das novas tecnologias na Formação, tendo em vista a documentação histórica e os novos fazeres pedagógicos consolidados pela necessidade de se pensar o espaço acadêmico como o lugar de produção de novas abordagens tecnológicas. Essas questões eram pontuadas quando se refletia a Formação dos Professores e a Valorização do Magistério, buscando a melhoria da qualidade do ensino como um dos pontos centrais do Plano Nacional de Educação.
O importante foi desconstruir certos conceitos errôneos que cercam a Formação dos Professores quando os alunos entendem que a valorização do Magistério só efetivamente acontecerá quando os atores sociais se doarem para alcançar as metas estabelecidas em cada nível de formação ou através das modalidades de ensino que ao serem pensados na teoria, reflita os anseios impostas pelas políticas globais de Educação. Essa valorização só pode ser obtida simultaneamente quando for pensada como Formação Contínua, que trabalhe as condições necessárias tanto para a profissionalização quanto para a produção de uma carreira. Ou seja, trabalho, carreira e salário. É o grande desafio de qualquer Educador: superar esse tripé para fortalecer sua estética existencial, buscando ampliar sua representação social como formador de opinião.
Portanto, com o intuito de apresentar e discutir novas metodologias de ensino, pesquisa e extensão, tendo reflexo nas questões práticas e nas novas leituras da Educação, o Evento celebrou a importância do diálogo entre pesquisa e pesquisadores no aspecto do fomento local, tendo como eixos norteadores a Escola Básica; a Formação Contextualizada; os novos formatos de Praticas de Pesquisas de Campo; a Extensão Universitária e os Processos de Ensino-Aprendizagem.
De fato muita coisa ainda ficou por ser feita, mas as produções dos encontros para discutir metodologias de ensino e pesquisa objetivaram capacitar os graduandos no que diz respeito à transposição didática dos conteúdos adquiridos ao longo da graduação e alcançaram o horizonte pretendido: dialogar com a diversidade através da Contemporaneidade.


Considerações Finais

A prática docente tem levantado muitas inquietações quando o Fazer Pedagógico clama por mais reflexões. A proposta deste Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas tem por objetivo a compreensão da obra do filósofo Michel Foucault com vistas ao aprimoramento do espaço do debate na Universidade, tendo como referencial os pressupostos teóricos empreendidos pelo contexto que envolve os processos de desterritorialização em sua dinâmica de pluralidade junto à pesquisa educacional e a formação dos estudantes das Licenciaturas nos Campis da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, de modo a entender e fortalecer as estratégias de ensino-aprendizagem com vistas a uma melhor compreensão dos sentidos da Educação na Contemporaneidade.
Por isso há sempre mais uma necessidade corrente de se discutir e repensar a formação como um processo de subjetividade, que transita historicamente pelos espaços simbólicos da construção do conhecimento, onde se percebe a indispensável necessidade na compreensão de temas relevantes à própria formação acadêmica quando da relevância de questões outras relacionadas à problemática da Educação e sua relação com as práticas pedagógicas na sociedade, fazendo-se urgente elaborar diretrizes de ação, pesquisa e reflexão, para fortalecer o objeto de estudo pelas indagações que surgem no campo da pesquisa educacional para estreitar a relação direta existente no Fazer Pedagógico, dentro e fora da escola, postulando a aquisição de novos saberes que sirvam para ampliar a relação entre teoria e prática.
O objetivo deste trabalho de extensão universitária é privilegiar a aquisição de mais saberes, vinculando-os às realidades sociais, tentando reconhecer nos conteúdos tramados pelo objeto dos encontros e dos debates a serem estudados, o foco que auxilie uma maior adequação nos espaços formativos de uma formação crítica, levando a comunidade acadêmica à compreensão da realidade. Pretende-se com este Núcleo de Estudos, fomentar discussões; investigar as problemáticas diversas que compõem o meio educacional; estudar a diversidade cultural; analisar os componentes sociais e escrever novos cenários para a questão da pesquisa educacional. Com este horizonte conceitual o Núcleo de Estudos Foucaultiano tem se debruçado sobre o universo do filósofo Michel Foucault e sua importância para o contexto global, resguardada pela influência dominante do controle e da vigilância no pensamento institucional na contemporaneidade, onde se insere a sociedade do conhecimento e os indivíduos que a ela recorre para aprimorar a territorialidade cultural através dos diversos serviços estendidos ao homem como ferramenta de poder.
Assim sendo, considera-se de maior relevância a leitura em grupo, a discussão de temáticas e a criação de fóruns permanentes de reflexões ligadas à área educacional, tendo o pensamento de Michel Foucault como elemento de contextualização. Neste contexto é pensado um evento semestral, com eixos definidos pelas questões de pesquisa que se colocam no cenário educacional local, que se denomina Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade ─; evento este ligado aos anseios do Núcleo de Estudos que ganha outros significados cotidianamente diante das necessidades de uma formação intelectual que leve os estudantes a uma inserção mais ampla e que atenda a um sentido de continuidade através dos meios que propagam os saberes acadêmicos entre os estudantes e os profissionais da área da Educação.
Estes eventos, de cunho científico, se propagaram como um espaço de fomento reflexivo ligado às problemáticas mais urgentes na Educação da Região onde está situada a cidade São Raimundo Nonato (PI), vindo a atender as novas diretrizes compostas de ações como Pesquisa, Ensino e Extensão, tendo como objeto de indagações às questões multiculturais e as novas formas de se produzir conhecimento, dentro e fora da Universidade, postulando à aquisição de novos conceitos.
 O intuito quer privilegiar a aquisição dos vários saberes, e de um saber vinculado às realidades científicas através dos diversos olhares de propagação dos saberes da Ciência Educacional, tentando reconhecer nos conteúdos da Formação Contextualizada o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade. Pretende-se com isto, organizar variadas discussões que atendam as problemáticas investigativas nas diversas áreas do conhecimento onde se colocam os diversos contextos que compõem o meio científico; bem como estudar a diversidade cultural, analisar os componentes sociais e escrever novos cenários para a questão da pesquisa de campo, como metodologia.


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