Núcleo de Estudos Foucaultiano © Gênesis
Naum de Farias
Poeta Bruxulesco® - Professor da Universidade Estadual do
Piauí – UESPI. São Raimundo
Nonato/PI/Brasil.
E-mail: nucleofoucaultiano@gmail.com
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Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
Palavras-Chave: Formação de
Professores; Práticas Pedagógicas; Subjetivação; Identidade; Tecnologias de Si.
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Aconteceu no
Campus Ariston Dias Lima – Campus situado na Região Sudeste do Piauí,
localizado na cidade São Raimundo Nonato entre os dias 16 de Setembro e 26 de
Outubro, o VI Encontro de Professores Pesquisadores Sobre Educação na
Contemporaneidade, organizado pelo Núcleo de Estudos Foucaultiano. O evento
contou com um ciclo intenso de palestras tendo como eixo temático central A Formação de Professores e os Desafios e
Proposições para a Pesquisa Local. No ensejo, aconteceram dois Mini-cursos,
o primeiro intitulado O Elo Perdido: Um Olhar Antropológico Sob a
Perspectiva da Cultura Ocidental ministrado pelo Prof. Drº Guilherme Medeiros, e o segundo intitulado A
Didática do Ensino Superior no Contexto do Professor Pesquisador ministrado
pelo Prof. Esp. Gênesis Naum de Farias.
As exposições científicas como comunicação
aconteceram em duas modalidades, porém com temáticas transversalizadas
para atender as perspectivas do currículo crítico com vistas também a celebrar
as reflexões sobre a produção cultural e científica na Centenária São Raimundo
Nonato. O enfoque gerador se ordenou pela necessidade de organização de uma
ampla troca de ideias sobre a pesquisa local, o ensino e a extensão universitária
como desafios para a Formação de Professores, pois pretendia celebrar o papel
exercido pelos pesquisadores locais no fomento de outras modificações na
estética cultural─; ainda sob as comemorações do Centenário de emancipação da
cidade de São Raimundo Nonato. As exposições tiveram como norte os trabalhos de
Doutoramento de parte dos pesquisadores convidados, que abrilhantaram o evento
refletindo e deixando contribuições no âmbito das políticas de Educação para
direcionar os desafios e as proposições para a pesquisa local, tendo em vista a
própria produção científica produzida no âmbito local.
As atividades desenvolvidas propunham a consolidação tanto do Núcleo de
Estudos Foucaultiano quando do evento cultural e científico que celebra a
pesquisa na Universidade: Encontros de
Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade. A proposta
se desdobrou em intensos momentos de encontros entre pesquisadores e estudantes,
tendo o debate como proposição de novas ideias para ampliar e fomentar novas
abordagens para o ensino, a pesquisa e a extensão na própria Universidade.
As Palestras e Mini-cursos se desenvolveram em torno de questões que
englobava as problemáticas da formação universitária em três dimensões,
especificamente, se debruçando sobre as problemáticas da Formação para a
Pesquisa Local. As temáticas foram diversas e se desenrolaram pensando as
principais questões que afligem o processo formativo; tais como: Ensino, Pesquisa e Extensão na
Contemporaneidade; Universidade, Currículo e Transformação – Um Olhar sobre os
desdobramentos Culturais na Era Pós-Industrial; A Universidade e a Pesquisa:
Desafios Propositivos; A Formação de Professores e os Desafios e Proposições
para a Pesquisa Local; As Tendências e as Perspectivas para o Ensino Superior.
Com este
horizonte conceitual, o Núcleo de Estudos Foucaultiano pretendeu qualificar
estudantes e professores, para se debruçarem sobre o universo da pesquisa e
suas multireferencialidades, tendo
como norte a importância da Extensão Universitária para o contexto local
resguardada pela influência dominante do pensamento moderno através dos
serviços estendidos pela Educação Formal como ferramenta de poder e de
transformação social.
Ciente de que
a maioria dos estudantes precisa pensar as Práticas de Pesquisa e Extensão pelo
viés da qualificação para ampliar a relação de pertencimento profissional entre
Licenciaturas, na condição de professores, nas diversas modalidades de ensino,
o referido Núcleo tem procurado
contribuir de forma significativa com a formação pedagógica dos graduandos,
propiciando oportunidades para o debate das questões peculiares à atividade
docente, fundamentalmente no ensino básico, de forma a aproximar ensino e
pesquisa pela extensão universitária, sendo este o grande ponto de reflexão
para fazer outros agentes de mudança se posicionar diante das questões que
aparecem no cenário da Formação com o sentido lato da continuidade.
Enfim, a
proposta se desenvolveu objetivando ressignificar
e qualificar a formação dos discentes dos cursos desta IES para a ampliação
dos diversos olhares práticos da Licenciatura e do desenvolvimento da pesquisa,
do ensino e da extensão como elementos transformadores da realidade escolar,
tendo como parâmetro a habilitação e o pleno desenvolvimento das competências
dos futuros professores.
Outro fator
importante nas relações interinstitucionais do Núcleo de Estudos Foucaultiano
através dos Encontros de Professores Pesquisadores Sobre Educação na
Contemporaneidade é a parceria que se firmou e tem se consolidado entre as
Instituições de Ensino Superior do Território de Desenvolvimento Econômico
Serra da Capivara, quando ambas estreitam laços entre comunidades acadêmicas
para fortalecer a pesquisa através do trabalho conjunto entre professores e
pesquisadores, focados no diálogo cultural para ampliar atividades conjuntas,
buscando estreitar os desafios da pesquisa na Universidade, buscando o fomento
do desenvolvimento local. As instituições se denominam parceiras porque
entendem o esforço de compreender a realidade com foco da transformação.
Assim sendo,
as atividades se desenvolveram no âmbito da criação de um calendário específico
de Encontros de Professores Pesquisadores para pensar a pesquisa educacional no
âmbito local, propondo discussões que viessem refletir novas práticas de
ensino, pesquisa e metodologia, colocadas pela transposição didática de
determinados temas pedagógicos presentes na sala de aula, através dos diversos
procedimentos metodológicos que aproxime professores da graduação e
pesquisadores da pós-graduação através do uso das novas tecnologias na
Formação, tendo em vista a documentação histórica e os novos fazeres
pedagógicos consolidados pela necessidade de se pensar o espaço acadêmico como
o lugar de produção de novas abordagens tecnológicas. Essas questões eram pontuadas quando se refletia a Formação dos
Professores e a Valorização do Magistério, buscando a melhoria da qualidade do
ensino como um dos pontos centrais do Plano Nacional de Educação.
O importante
foi desconstruir certos conceitos errôneos que cercam a Formação dos
Professores quando os alunos entendem que a valorização do Magistério só
efetivamente acontecerá quando os atores sociais se doarem para alcançar as
metas estabelecidas em cada nível de formação ou através das modalidades de
ensino que ao serem pensados na teoria, reflita os anseios impostas pelas
políticas globais de Educação. Essa valorização só pode ser obtida
simultaneamente quando for pensada como Formação Contínua, que trabalhe as
condições necessárias tanto para a profissionalização quanto para a produção de
uma carreira. Ou seja, trabalho, carreira e salário. É o grande desafio de
qualquer Educador: superar esse tripé para fortalecer sua estética existencial, buscando ampliar sua representação social
como formador de opinião.
Portanto, com
o intuito de apresentar e discutir novas metodologias de ensino, pesquisa e
extensão, tendo reflexo nas questões práticas e nas novas leituras da Educação,
o Evento celebrou a importância do diálogo entre pesquisa e pesquisadores no
aspecto do fomento local, tendo como eixos norteadores a Escola Básica; a
Formação Contextualizada; os novos formatos de Praticas de Pesquisas de Campo;
a Extensão Universitária e os Processos de Ensino-Aprendizagem.
De fato muita coisa ainda ficou por ser feita, mas as
produções dos encontros para discutir metodologias de ensino e pesquisa
objetivaram capacitar os graduandos no que diz respeito à transposição didática
dos conteúdos adquiridos ao longo da graduação e alcançaram o horizonte
pretendido: dialogar com a diversidade através da Contemporaneidade.
Considerações
Finais
A prática docente tem levantado muitas
inquietações quando o Fazer Pedagógico clama por mais reflexões. A proposta
deste Núcleo
de Estudos e Pesquisas Aplicadas tem por objetivo a compreensão da obra do
filósofo Michel Foucault com vistas ao aprimoramento do espaço do debate na
Universidade, tendo como referencial os pressupostos teóricos empreendidos pelo
contexto que envolve os processos de desterritorialização em sua dinâmica de
pluralidade junto à pesquisa educacional e a formação dos estudantes das
Licenciaturas nos Campis da
Universidade Estadual do Piauí – UESPI, de modo a entender e fortalecer as estratégias
de ensino-aprendizagem com vistas a uma melhor compreensão dos sentidos da
Educação na Contemporaneidade.
Por isso há sempre mais uma necessidade
corrente de se discutir e repensar a formação como um processo de
subjetividade, que transita historicamente pelos espaços simbólicos da
construção do conhecimento, onde se percebe a indispensável necessidade na
compreensão de temas relevantes à própria formação acadêmica quando da
relevância de questões outras relacionadas à problemática da Educação e sua
relação com as práticas pedagógicas na sociedade, fazendo-se urgente elaborar
diretrizes de ação, pesquisa e reflexão, para fortalecer o objeto de estudo
pelas indagações que surgem no campo da pesquisa educacional para estreitar a
relação direta existente no Fazer Pedagógico, dentro e fora da escola,
postulando a aquisição de novos saberes que sirvam para ampliar a relação entre
teoria e prática.
O objetivo deste trabalho de extensão
universitária é privilegiar a aquisição de mais saberes, vinculando-os às
realidades sociais, tentando reconhecer nos conteúdos tramados pelo objeto dos
encontros e dos debates a serem estudados, o foco que auxilie uma maior
adequação nos espaços formativos de uma formação crítica, levando a comunidade
acadêmica à compreensão da realidade. Pretende-se com este Núcleo de Estudos,
fomentar discussões; investigar as problemáticas diversas que compõem o meio
educacional; estudar a diversidade cultural; analisar os componentes sociais e
escrever novos cenários para a questão da pesquisa educacional. Com este
horizonte conceitual o Núcleo de Estudos
Foucaultiano tem se debruçado sobre o universo do filósofo Michel Foucault
e sua importância para o contexto global, resguardada pela influência dominante
do controle e da vigilância no pensamento institucional na contemporaneidade,
onde se insere a sociedade do conhecimento e os indivíduos que a ela recorre
para aprimorar a territorialidade cultural através dos diversos serviços
estendidos ao homem como ferramenta de poder.
Assim sendo, considera-se de maior relevância a
leitura em grupo, a discussão de temáticas e a criação de fóruns permanentes de
reflexões ligadas à área educacional, tendo o pensamento de Michel Foucault
como elemento de contextualização. Neste contexto é pensado um evento
semestral, com eixos definidos pelas questões de pesquisa que se colocam no
cenário educacional local, que se denomina Encontro de
Professores Pesquisadores Sobre Educação na Contemporaneidade ─; evento este ligado aos
anseios do Núcleo de Estudos que ganha outros significados
cotidianamente diante das necessidades de uma formação intelectual que leve os
estudantes a uma inserção mais ampla e que atenda a um sentido de continuidade
através dos meios que propagam os saberes acadêmicos entre os estudantes e os
profissionais da área da Educação.
Estes eventos,
de cunho científico, se propagaram como um espaço de fomento reflexivo ligado
às problemáticas mais urgentes na Educação da Região onde está situada a cidade
São Raimundo Nonato (PI), vindo a atender as novas diretrizes compostas de
ações como Pesquisa, Ensino e Extensão, tendo como objeto de indagações às
questões multiculturais
e as novas formas de se produzir conhecimento, dentro e fora da Universidade,
postulando à aquisição de novos conceitos.
O intuito quer privilegiar a aquisição dos
vários saberes, e de um saber vinculado às realidades científicas através dos
diversos olhares de propagação dos saberes da Ciência Educacional, tentando
reconhecer nos conteúdos da Formação Contextualizada o auxílio ao seu esforço
de compreensão da realidade. Pretende-se com isto, organizar variadas
discussões que atendam as problemáticas investigativas nas diversas áreas do
conhecimento onde se colocam os diversos contextos que compõem o meio
científico; bem como estudar a diversidade cultural, analisar os componentes
sociais e escrever novos cenários para a questão da pesquisa de campo, como
metodologia.
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