terça-feira, 26 de junho de 2012

Núcleo de Estudos Foucaultiano

       

Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.


RESUMO:Este Núcleo de Estudos e Pesquisas Aplicadas tem por objetivo a compreensão da obra do filósofo Michel Foucault com vistas ao aprimoramento do espaço do debate na Universidade, tendo como referencial os pressupostos teóricos empreendidos pelo contexto que envolve os processos de desterritorialização em sua dinâmica de pluralidade junto à pesquisa educacional e a formação dos estudantes das Licenciaturas nos Campis da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, de modo a entender e fortalecer as estratégias de ensino-aprendizagem com vistas a uma melhor compreensão dos sentidos da educação na contemporaneidade.

Palavras-Chave:Formação de Professores; Práticas Pedagógicas; Subjetivação; Identidade; Tecnologias de Si.


1. OBJETIVO GERAL

Criar um ambiente de encontro e discussões, onde se tenha como pressupostos conhecer o pensamento da sociedade através das condições sócio-educacionais, onde se ampliem as investigações da realidade educacional, através da democratização do acesso aos meios formativos; a proposta do Núcleo pretende trabalhar a ampliação dos horizontes da pesquisa e da aplicabilidade de métodos e técnicas pela extensão universitária, tendo o pensamento foucaultiano como matéria de leitura e investigação, ao tempo em queapresentará os diferentes olhares epistemológicos sobre os estudos da educação e do ensino como construção da cidadania por meio do entendimento interdisciplinar e transversal, bem como os discursos relevantes a produção cultural proposto pelas fronteiras do discurso educacional, bem como os conflitos existentes entre tais olhares.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender enunciados teóricos relevantes ao ensino e as ciências como fator formativo;
  • Reconhecer os principais pressupostos teóricos através dos estudos epistemológicos;
  • Refletir sobre a relação das práticas investigativas como ação curricular que se atenha a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na Formação.
  • Propiciar o trabalho em grupo para socializar o conhecimento, analisar metodologias, investigar a Formação Continuada e verificar o desenvolvimento das aprendizagens por meio da socialização das ações que geram o conhecimento.

3. PÚBLICO-ALVO

Alunos, Professores e Pesquisadores que queiram trabalhar a produção científica e cultural como forma de melhorar a ambiência na comunidade acadêmica.

4. CAMINHO A SER PERCORRIDO

Para se obter resultados satisfatórios, procuraremos desenvolver o Núcleo de Estudos Foucaultiano, dialogado com a realidade, através de visitas expositivas, encontros e estudos dialogados, com o objetivo de intensificar a formação e ampliar a noção coletiva da cultura escolar e da leitura no âmbito acadêmico, onde se insere a problemática.

A metodologia a ser utilizada para compreender melhor a realidade educacional será através da pesquisa-participante, garantindo a inserção de estudantes, professores e pesquisadores no universo da leitura dirigida, debate e produção, com vistas para o aprimoramento cultural e social da comunidade acadêmica na Universidade Estadual do Piauí - UESPI - Campus Ariston Dias Lima em São Raimundo Nonato/PI.
5. TEMÁTICAS QUE VISAM ATENDER ÀS NECESSIDADES DO NÚCLEO

6.1. Indústria Cultural; 6.2. Política Cultural; 6.3. Pensamento Complexo; 6.4. Teoria e Prática em Educação; 64.1. Perspectivas filosóficas na educação; 6.4.2. Espistemologias da Educação. 6.5. Campos Estruturais da Pesquisa; 6.5.1. O lugar da Pesquisa; 6.5.2. Sujeitos da Pesquisa; 6.5.3. Sistematização e Análise; 6.5.4. Observações de Campo. 6.5.5 Estudo dirigido das obras de Michel Foucault.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário